Comércio terá 140 mil vagas temporárias até o fim do ano

0

O comércio varejista já está se preparando para as contratações que antecedem as festas de fim de ano, e os shoppings do Rio já estão com vagas abertas para temporários. A expectativa do setor para 2017 é de alguma recuperação das vendas e, por isso, o número de vagas em todo o país deve chegar a 140 mil, um aumento de 5,2% em relação às 133 mil geradas em 2016. A projeção é do economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A entidade está finalizando o estudo sobre as contratações.

Mas, apesar do otimismo no país, o prolongamento da crise econômica no Rio deve congelar a geração de oportunidades, e o estado deve manter o mesmo número de vagas de 2016: 10 mil.

— O Rio responde historicamente por 9% das vagas do varejo do país. Por isso, se nacionalmente a contratação chegar a 140 mil pessoas para trabalhar no fim de ano, o correto seria o estado gerar entre 13 mil e 14 mil vagas. Mas, por causa da crise, o Rio mantém a trajetória de queda na geração de vagas formais. Serão 4 mil postos a menos, com 10 mil temporários. No primeiro semestre, a queda no varejo foi de 3%, ou seja, o Rio foi o estado com pior desempenho. E o setor, proporcionalmente, foi o que mais demitiu. Sem emprego, não tem venda; sem venda, não tem emprego — observou Bentes.

Para o presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio), Aldo Gonçalves, apesar da crise, a expectativa do comércio é que as vendas deste fim de ano sejam melhores do que o resultado registrado no ano passado.

— O desempenho nas datas comemorativas desse ano foi um pouco melhor. Acho que 10 mil vagas é um número factível — disse ele.

Para a consultoria de recursos humanos Luandre, houve aquecimento do mercado, e a expectativa é um aumento de 18% nas vagas temporárias. A empresa busca profissionais para preencher 150 postos no Rio.

Chance de voltar ao mercado

Para muitos, a vaga temporária é a chande de voltar ao mercado de trabalho. Dos contratados no período, cerca de 15% a 20% conseguem efetivação. Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Jaqueline Arruda acredita que haverá concorrência para as vagas.

— É preciso compromisso. Uma vez trabalhando, cuidado com a tentação do celular durante o expediente!— alertou Jaqueline.

Seguir para outra área também deve ser considerado.

—Temos que nos adaptar e desenvolver habilidades — diz Célia Silverio, gerente de Gestão de Pessoas da AGR Consultores

CONFIRA

VAGAS

A consultoria Luandre está com seleção aberta para 150 vagas de: vendedor, auxiliar de venda, vendedor de chocolate, gerente de loja, estoquista, repositor, auxiliar de loja. A inscrição é pelo site: http://www.luandre.com.br/.

METROPOLITANO

O Shopping Metropolitano Barra somará 500 novos postos de trabalho até dezembro. As vagas para empregos fixos ou temporários são em diversos cargos, como gerentes de lojas, vendedores, estoquistas, garçons, caixas etc. Os interessados devem se cadastrar diretamente na loja desejada ou no site: www.shoppingmetropolitanobarra/trabalhe-conosco/). O shopping fica na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300, na Barra da Tijuca.

BANGU SHOPPING

Dez lojas no Bangu Shopping já estão com vagas abertas. Os candidatos devem levar os currículos às lojas até outubro. Há vagas na: Karamello, Hering, Mercatto, Riachuelo, Di Santinni, Imaginarium, Samsung e Sapatella. O endereço é Rua Fonseca, número 240, Bangu.

SHOPPING JARDIM GUADALUPE

No dia 30 de agosto, a partir das 10h, o Shopping Jardim Guadalupe fará a Feira de Empregos, com 200 oportunidades de trabalho, para diversos cargos.
O Extra

Deixe sua Resposta!

(Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário).

error: Conteúdo protegido e rastreado!