MP ajuizou ação para impedir quarta edição de vaquejada em Duque de Caxias

0

A quarta edição da Vaquejada Haras Soares, marcada para começar nesta sexta-feira, no bairro Capivari, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, está envolta em uma polêmica. A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Duque de Caxias ajuizou ação civil pública pedindo o impedimento da realização do evento, que termina domingo.

 

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Duque de Caxias , ajuizou ação civil pública pedindo o impedimento da realização de uma vaquejada no Haras Soares, em Duque de Caxias.  Segundo o MPRJ, o evento está programado para ocorrer entre os dias 13 e 15 de outubro.

Na ação, o MPRJ argumenta que a vaquejada foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal e, mesmo posteriormente tendo sido aprovada uma emenda constitucional autorizando a prática, ela pode ser legalmente realizada excepcionalmente em duas situações: se integrar a cultura do local e for cercada de providências que visem a evitar o sofrimento dos animais.  De acordo com o MPRJ, no entanto, a vaquejada não é tradição cultural em Duque de Caxias. Além disso, o Haras Soares foi notificado a apresentar documentos que provassem o segundo requisito, mas não o fez.

A vaquejada consiste numa competição em que os participantes, montados em cavalos, devem imobilizar um bovino confinado numa arena, derrubando-o inteiramente ao chão. Para que a imobilização seja válida, ela deve ser feita puxando o animal pela cauda e fazendo-o cair com as quatro patas viradas para cima.

Segundo a ação, a prática da vaquejada, de acordo com os veterinários, se difere do rodeio e de outras competições envolvendo bovinos, porque ao puxar o animal pela cauda, no sentido oposto ao que ele estiver correndo, o vaqueiro necessariamente machuca o animal. É comum na ação a fratura dos ossos da cauda do boi.  Texto MP-RJ.

A prefeitura confirmou que o Haras Soares obteve as licenças necessárias para realizar a vaquejada.

 

Deixe sua Resposta!

(Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário).