Vacinação contra febre amarela é intensificada após morte de macacos em três cidades do RJ

0

A vacinação contra febre amarela foi intensificada nos municípios de Nova Iguaçu, Tanguá e Miguel Pereira após macacos mortos com a doença serem encontrados nas três cidades. Um posto de vacinação foi instalado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira, na Praça de Tinguá e vai funcionar durante a semana de 8h às 21h e nos fins de semana até às 17h para imunização contra a febre amarela. A Secretaria estadual de Saúde (SES) informou que disponibilizou doses para imunização nos municípios de Tanguá e Miguel Pereira.

Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, um macaco morto foi encontrado na divisa entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias durante inspeção de rotina na Reserva Biológica de Tinguá, no último dia 28. O animal foi encaminhado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que confirmou a morte por febre amarela.

Nesta sexta-feira, o posto da Praça Tinguá vacinou 150 pessoas em apenas três horas. É mais do que a vacinação registrada normalmente durante uma semana inteira. A prefeitura ressaltou ainda que não há epidemia de febre amarela na cidade, mas equipes de saúde vão visitar as residências de moradores para reforçar a importância da vacinação. Os postos de saúde de Rio d’Ouro, Jaceruba, Tinguá e Adrianópolis também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 17h e durante a semana até às 21h. Segundo a SES foi disponibilizado um reforço de 100 mil doses da vacina para a cidade.

 

 

Quais os sintomas da febre amarela?

 

1. Sintomas da fase aguda

Febre;
Dor de cabeça;
Dores musculares, especialmente na região das costas e nos joelhos;
Sensibilidade à luz;
Náuseas, vômitos ou ambos;
Perda de apetite;
Tontura;
Rosto, olhos ou língua vermelhos.

Nessa fase, a maioria das pessoas se recupera em até 4 dias, ou desenvolvem sintomas mais graves.

2. Sintomas da fase tóxica

Febre recorrente;
Dor abdominal;
Vômitos;
Icterícia (coloração amarelada da pele causada por danos no fígado);
Falência renal;
Sangramento do nariz, olhos ou boca;
Urina escura;
Frequência cardíaca lenta;
Disfunção cerebral, incluindo delírios, convulsões e coma.

Como você já sabe, essa é a fase perigosa da doença. Aproximadamente, 15% das pessoas entram nessa etapa da febre amarela, quase sempre depois de, mais ou menos, 2 dias de remissão dos sintomas da fase aguda.

No corpo, ela se manifesta causando febre alta, amarelidão na pele e nos olhos, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos.

 

Deixe sua Resposta!

(Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário).

error: Conteúdo protegido e rastreado!