Witzel diz que sigilo no uso de helicópteros em operações ‘é para os bandidos’

0

O governador Wilson Witzel defendeu a resolução publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial que coloca sob sigilo, por 15 anos, o manual que detalha de que forma os helicópteros da Polícia Civil poderão ser usados em operações. Witzel, que apoia o disparo por agentes de dentro da aeronave, argumentou que protocolos semelhantes são adotados pelas Forças Armadas.

— O sigilo não é para a população, mas para os bandidos. A população de bem está representada pelos órgãos do poder público. Não tem sigilo para o Ministério Público nem para o Judiciário. Nas Forças Armadas existem vários protocolos secretos e confidenciais envolvendo o emprego de armas, mas isso não significa que o poder público não possa ter acesso. Se estamos dizendo como a aeronave tem que ser utilizada, é algo bom. Agora, quem tem que saber disso são as autoridades. Bandido não precisa saber — disse Witzel, que afirmou que ainda vai ler as informações sigilosas para, se for o caso, “fazer ponderações”.

Indagado sobre se o sigilo não poderia servir para acobertar erros em operações policiais, o governador afirmou:

— Qualquer erro da polícia está à disposição do Ministério Público (para ser investigado). E a polícia atira muito menos que os bandidos, que possuem armas poderosas. Se não tivermos instrumentos para combater o crime de forma a surpreendê-los em alguns momentos, não vamos conseguir superá-los.

Sobre a resolução

A Secretaria de Polícia Civil do Rio aprovou um manual operacional de uso das aeronaves da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), cujo conteúdo não foi revelado. A aprovação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira e assinada pelo secretário Marcus Vinícius Braga, que atribuiu grau secreto ao documento. Isso significa que o sigilo tem validade de 15 anos. O acesso é restrito a quem participou de sua elaboração, ao secretário e autoridades acima dele, como o governador Wilson Witzel.

O Globo

Deixe sua Resposta!

(Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido e rastreado!