RJ: MEI comerciante tem até março para emitir inscrição estadual

O MEI que não tiver a inscrição estadual poderá ser alvo de fiscalizações da Receita Estadual

Microempreendedores individuais (MEIs) comerciantes com domicílio fiscal no estado do Rio de Janeiro que ainda não emitiram inscrição estadual, têm até o próximo dia 29 de março para solicitarem adesão. A medida é obrigatória e passa a valer a partir do dia 30 do mesmo mês. O não cumprimento poderá acarretar em fiscalizações ao estabelecimento por parte da Receita Estadual, ademais de impedimentos legais, entre eles problemas para emissão de notas fiscais, por exemplo.

MEI comerciante é quem atua no ramo de vendas e é contribuinte do o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O registro deve ser solicitado no portal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Não precisa fazer cadastro, bastando usar o usuário e senha da plataforma Gov.Br, pois há uma integração entre os serviços. O pedido será respondido em até uma hora.

A obrigatoriedade da inscrição estadual foi estabelecida pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ). O prazo era até 30 de novembro de 2023, tendo sido primeiramente prorrogado até o último dia 29 de janeiro de 2024 e agora até 29 de março deste mesmo ano.

“A inscrição [estadual] foi implementada com o objetivo de trazer mais possibilidades à atuação dos MEIs que exercem atividades com incidência de ICMS. Os profissionais que adquirirem o registro ficam habilitados para oferecer produtos em plataformas de marketplace que pedem o registro na Sefaz e comprar mercadorias de fornecedores que também fazem essa exigência. Além disso, a categoria fica liberada para emitir gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) pelo próprio celular, no aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF)”, explicou a Sefaz-RJ.

Até o último dia 30 de janeiro, o estado do Rio de Janeiro tinha quase 260 mil microempreendedores individuais contribuintes de ICMS, sendo que somente 118 mil, menos da metade, havia requerido a inscrição estadual.

Vale destacar que a Jucerja, assim como outros órgãos estaduais fluminenses, estará fechada entre os dias 9 e 14 de fevereiro devido ao carnaval 2024.

Para solicitar a inscrição estadual, clique aqui. Já no site, selecione a opção Pedido de Legalização de Inscrição.

VEJA TAMBÉM

Últimas Notícias

Copyright 2023 - CONEXÃO VERDADE