Agentes do Procon-RJ apreenderam cerca de 30 toneladas de sabão em pó falsificado no CeasaReprodução
Durante buscas no Ceasa, os fiscais encontraram toneladas do produto em área de estoque. Em um outro distribuidor, o representante alegou que já havia separado o material para não ser vendido.
A autarquia já havia recebido informação da indústria que produtora do sabão que o material original estava sendo falsificado. Por esse motivo, há dois meses, o próprio fabricante concedeu treinamento aos fiscais do Procon-RJ para que eles pudessem identificar produtos potencialmente falsos.
Na capacitação, os agentes aprenderam a identificar características como ausência da marca d’água na caixa do produto, visto apenas por luz negra, e a avaliarem a facilidade na abertura da caixa, por estarem coladas aparentemente de forma manual. Nas embalagens verdadeiras, a aplicação é feita por traços realizados por pentes aplicadores na linha de produção.
Na terça-feira (30), agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam cerca de 18 toneladas de sabão em pó falsificado no atacadista Mega Box, em Olaria, também na Zona Norte.
As mostras dos produtos foram recolhidas e enviadas ao fabricante e à DRCPIM. Questionado, o Ceasa ainda não respondeu. O espaço está aberto para manifestação.
Fonte:O Dia