O miliciano Jefferson Paixão de Souza – vulgo “Barba” –, que integra a maior milícia de Queimados (RJ), foi capturado em Vila Velha (ES) nessa quarta-feira (12/6). Ele é acusado de homicídio qualificado. A captura foi realizada por policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), com o apoio da polícia civil capixaba, em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Na prisão preventiva, o réu permanece preso pelo tempo que o Poder Judiciário achar necessário para evitar fuga, para proteger testemunhas e/ou não comprometer as investigações.
Havia também uma ordem de captura contra Daniel da Silva França – vulgo “França” – pelo mesmo assassinato. Mas ele já estava preso desde janeiro deste ano. Ele é o líder da milícia que aterroriza a população de Queimados.
Segundo as investigações, Jefferson Paixão seria o braço direito de Daniel França. Em outubro de 2023, ambos teriam perseguido João Paulo Cardoso Rocha, que estava em uma festa num bar. Quando os milicianos chegaram, a vítima tentou fugir, mas sofreu perseguição, tendo sido capturado e executado com diversos tiros de pistola.
Algumas semanas após o crime, Jefferson Paixão teria fugido para o estado vizinho com medo de ser preso. Ele estava sendo monitorado há dois meses pela DHBF.
Ambos os criminosos são acusados de vários delitos, entre eles: homicídios, agiotagem, exploração de transporte alternativo e de gatonet etc.