Um traficante de drogas identificado como Jonathan Marlon Vianna da Silva, de 31 anos, foi capturado na Avenida Teixeira de Castro, uma das principais vias de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na noite do último domingo (7/4). A prisão foi realizada numa ação conjunta entre policiais militares da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho graças a informações passadas pelo Disque Denúncia.
Jonathan Marlon foi preso a dois quilômetros de seu reduto criminoso e conduzido a 21ª DP (Bonsucesso). Ele atua na comunidade do Jacarezinho, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, e é vinculado à facção Comando Vermelho. É considerado de “alta periculosidade” pelo sistema da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) e possui cinco anotações criminais: roubo majorado, violência doméstica e tráfico de Drogas.
Em maio de 2018, o meliante foi preso por participar do roubo de três celulares a uma loja de departamentos em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Em agosto de 2019, através do Procedimento Administrativo Disciplinar (Pad), teve autorização para sair da cadeia e ficar em regime aberto.
Um dos problemas na legislação brasileira é que ela cria brechas para que criminosos voltem a cometer delitos. Em novembro de 2020, durante a pandemia de coronavírus (covid-19), Jonathan Marlon participou, com o apoio de comparsas, do roubo a um centro comercial em Rio Bonito, no Leste Fluminense. Na ocasião, levou smartphones, barbeadores eletrônicos, entre outros itens no estoque da loja, ademais da quantia de R$ 1.719 em espécie. Os prejuízos para os lojistas foram de R$ 72.330,70.
Por conta do delito ocorrido em 2020, a 2ª Vara Criminal de Rio Bonito expediu mandado de captura contra Jonathan Marlon por delitos de roubo majorado e crimes contra o patrimônio. Desde então, ele era considerado foragido da Justiça.