Eleições 2024: eleitores fluminenses precisam ter biometria para votar
O prazo para resolver pendências eleitorais e emitir título vai até o dia 8 de maio
A biometria será necessária para poder votar em 2024Foto: TRE-RJ – Reprodução
Guapimirim – Eleitores fluminenses precisam ter biometria para votar nas eleições municipais de 2024. Quem não tiver dados biométricos coletados deve comparecer ao cartório eleitoral no qual está vinculado até o próximo dia 8 de maio. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou uma campanha de 100% de biometrização nesta segunda-feira (22).
As unidades do TRE-RJ funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 11h às 17h. No atual momento, a corte eleitoral fluminense tem dados biométricos de 65% do eleitorado. Ainda faltam de 4,3 milhões eleitores.
Em 2024, haverá eleições para prefeito e vereadores. O primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro. Caso haja segundo turno, será no dia 27 do mesmo mês.
Cidadãos que ainda não possuem título de eleitor também têm até 8 de maio para solicitar a primeira via. Nesse caso, será necessário fazer o agendamento antes de comparecer presencialmente para fazer a biometria.
O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos. Para eleitores com 16 ou 17 anos, o voto é facultativo, ou seja, opcional.
O prazo também é o mesmo para eleitores com pendências perante a Justiça Eleitoral, como pagamento de multas por deixar de votar em eleições passadas, mudança de endereço, entre outros. Nesse caso, as questões podem ser resolvidas pelo internet (clique aqui).
Em Guapimirim, por exemplo, a 149ª Zona Eleitoral está localizada na Estrada do Bananal nº 2.336, lojas 1 e 2, bairro Bananal.
É possível tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ por meio do telefone (21) 3436-9000.
Para saber se você já tem biometria coletada, clique aqui.