Em outubro deste ano, os brasileiros irão às urnas para eleger seus vereadores e prefeitos ao redor de todos os municípios do país.
Os vereadores são parte do Poder Legislativo e tem como responsabilidade propor, discutir e aprovar leis municipais, assim como fiscalizar a atuação dos prefeitos de seus municípios.
Cada vereador é eleito de forma direta e democrática. Dessa forma, é um representante da população e precisa propor projetos de leis municipais que estejam de acordo com os interesses populares.
Também cabe a eles fiscalizar o poder executivo municipal, que é representado pelo prefeito, com o objetivo de garantir o cumprimento das leis e da boa gestão do dinheiro público.
Além disso, faz parte das funções do vereador ouvir os cidadãos e fazer a ponte entre eles e o poder público e também julgar as contas públicas da cidade.
Qualquer cidadão brasileiro que seja alfabetizado, tenha mais de 18 anos e esteja regularizado na Justiça Eleitoral pode se candidatar como vereador. Além disso, no caso dos homens, é preciso possuir o certificado de reservista.
É necessário também que a pessoa possua domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer por pelo menos seis meses antes da eleição ser realizada.
O número de vereadores para uma cidade depende da quantidade de habitantes que o município possui, como determina a Constituição.
Fonte:CNN